quarta-feira, 28 de novembro de 2007

GENEROSIDADE: uma questão de hormonas

Cientistas americanos testam influência da ocitocina na generosidade


Afinal ser generoso é mais uma questão de hormonas!!

Cientistas da Clarmont Graduate University estudaram o efeito da hormona ocitocina em voluntários que deveriam decidir se davam ou não dinheiro a estranhos.

A ocitocina (ou oxitocina) é uma hormona produzida na região cerebral conhecida como hipotálamo e armazenada na hipófise. Ela é a responsável pela estimulação das contracções uterinas no trabalho de parto e também está envolvida na produção de leite durante a amamentação.

Segundo os investigadores, as pessoas que receberam a hormona deram 80 % mais dinheiro do que as pessoas que receberam um placebo.

O chefe da equipa Paul Zak afirma que o resultado mostra que, apesar de os seres humanos serem inerentemente altruístas, eles também são generosos quando sentem empatia.

"É a empatia que nos faz abrir a carteira e ajudar estranhos generosamente", explicou o médico. "A ocitocina afetou de maneira específica e intensa a generosidade nos voluntários, quando eles foram levados a pensar sobre os sentimentos de outras pessoas."

Segundo Zak, a hormona "accionou a alavanca da empatia no cérebro".

Em um estudo de 2005, o médico estabeleceu uma relação entre a ocitocina e a confiança, demonstrando que a hormona provoca uma mudança na química cerebral que tem uma importância evolucionária.
"Quanto mais confiamos e cooperamos uns nos outros, mais benefícios vamos obter juntos", disse.

Sem comentários: